2010 – Atual
A oficina de leituras de Gramsci tem como objetivo conhecer e divulgar a obra de um dos pensadores mais criativos do século XX. Sua obra filosófica e política, ao invés de fazer a simples exegese do marxismo, procura escoimá-lo dos conteúdos doutrinários que a práxis e a inércia lhe haviam enxertado, tornando o marxismo um dogma imiscível e inalterável. Gramsci transforma-o em pensamento vivo, em ciência da sociedade e em instrumento para a sua transformação. Gramsci é autor de importantes obras que ficaram conhecidas entre nós com os seguintes títulos: Cadernos do Cárcere, Cartas do Cárcere, Maquiavel, a Política e o Estado Moderno, Concepção Dialética da História, Os Intelectuais e a Organização da Cultura, Literatura e Vida Nacional. Os objetivos específicos do curso são:
1. Desenvolver um conjunto de conhecimentos que possibilitam a criação de propostas pedagógicas que tenham os conceitos-chave do pensamento teórico de Gramsci como eixo que permeia e integra as diversas áreas do currículo escolar;
2. Propor maneiras de aperfeiçoar a qualidade educativa do ensino e aprendizagem na escola;
3. Compreender a obra de Antonio Gramsci, seu “método” de ensino-aprendizagem, especialmente no campo da pedagogia;
4. Capacitar os alunos para trabalhar com os conceitos-chave de Gramsci como suporte teórico-prático.
Período de inscrição: Na UNESP, SJRP, no período de 01/03/2010 à 30/03/20010, de 2º à 6º feira, das 09h00min – 11h30min e das 14h00min – 16h30min. Seleção 31/03/2010
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A vivência da linguagem visual é uma questão central para a formação de pessoas capacitadas a lidar com a interface arte e educação. Os educadores são porta-vozes de visões de mundo, transmissores de comportamentos, interferindo direta e ativamente nos modos de socialização dos indivíduos e a vivência prática da linguagem visual é um pressuposto básico no cotidiano destes educadores. O objetivo principal deste curso é oferecer aos acadêmicos e egressos da UNESP, especialmente os de Pedagogia, e a comunidade externa em geral, a possibilidade de adquirir uma vivência prática de linguagem visual na área de arte e educação. Os objetivos específicos do curso são:
1. Desenvolver um conjunto de conhecimentos que possibilitam a criação de propostas pedagógicas que tenham as Artes Visuais (pintura, escultura, desenho, gravura, arquitetura, artesanato, desenho industrial, fotografia, artes gráficas, etc.) como eixo que permeia e integra as diversas áreas do currículo escolar;
2. Propor maneiras de aperfeiçoar a qualidade educativa do ensino e aprendizagem das Artes Visuais na escola;
3. Compreender a “Estética” de Georg Lukács, sua pedagogia, seu “método” de ensino-aprendizagem, especialmente no campo das Artes Visuais;
4. Capacitar os alunos para trabalhar com as Artes Visuais tendo o Movimento Realista como suporte teórico-prático, utilizando exercícios que os próprios artistas realistas usaram para a sua criação, e que culminará em uma exposição dos trabalhos realizados pelos alunos, na própria UNESP.
Período de inscrição: Na UNESP, SJRP, no período de 01/03/2010 à 30/03/20010, de 2º à 6º feira, das 09h00min – 11h30min e das 14h00min – 16h30min. Seleção 31/03/2010
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O principal objetivo do curso é oferecer aos alunos do Ibilce/Unesp, especialmente os de Pedagogia, a possibilidade de adquirir novos conhecimentos na área de educação em ambientes não-escolares. Os objetivos do curso são propiciar meios para analisar as questões teóricas relativas à preservação e ao restauro, fornecendo aos interessados o instrumental histórico-crítico necessário para a abordagem dos problemas enfrentados neste âmbito disciplinar. Refletir sobre a relação que cada momento histórico mantém com o passado e, desta forma, promover a aquisição de um conhecimento situado na contemporaneidade.
Período de inscrição: No IBILCE, UNESP, SJRP, no período de 01/03/2010 à 30/03/2010, de 2º à 6º feira, das 09h00min – 11h30min e das 14h00min – 16h30min. Seleção 31/03/2010.
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1 - Ementa
O conceito de Cidade Educadora consolidou-se no início da década de 90, em Barcelona, na Espanha, onde se realizou o 1º Congresso Internacional das Cidades Educadoras. É a cidade como espaço de cultura educando a escola e todos os seus espaços e a escola, como palco do espetáculo da vida, educando a cidade numa troca de saberes e de competências. A cidade dispõe de inúmeras possibilidades educadoras. A vivência na cidade se constitui num espaço cultural de aprendizagem permanente por si só. Mas a cidade pode ser “intencionalmente” educadora. Uma cidade pode ser considerada como uma cidade que educa, quando, além de suas funções tradicionais - econômica, social, política e de prestação de serviços - ela exerce uma nova função cujo objetivo é a formação para e pela cidadania. Para uma cidade ser considerada educadora ela precisa promover e desenvolver o protagonismo de todos e de todas - crianças, jovens, adultos, idosos - na busca de um novo direito, o direito à Cidade Educadora.
2. Objetivos
(1º) Adquirir noções básicas sobre a cidade educadora, seus princípios e experiências;
(2º) Discutir as linhas gerais de planejamento, planejamento estratégico, planejamento participativo e do planejamento estratégico participativo;
(3º) Tratar das possibilidades de planejamento participativo da cidade; urbanismo, participação e linguagens de padrões;
(4º) Aplicar a metodologia em um bairro da cidade para elaboração do planejamento estratégico participativo através de um estudo da realidade, temas geradores para ação estratégica, projetos e planos do planejamento estratégico participativo.
3. Conteúdo Programático
1. Cidade educadora: princípios e experiências;
2. Teoria do planejamento, planejamento estratégico, planejamento participativo e planejamento estratégico participativo;
3. Breve histórico dos processos de planejamento participativo da cidade;
4. Metodologia para elaboração de planejamento estratégico participativo da cidade.