Arte e Educação: Vivência Prática de Linguagem Visual para a Formação de Educadores
Prof. Dr. Fábio Fernandes Villela
Sociólogo
Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” - UNESP
Departamento de Educação - DEDU
Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas – IBILCE
Rua Cristovão Colombo, 2265, Ala 4, Sala 3 – Jardim Nazareth
CEP: 15054 – 000 – São José do Rio Preto – SP – Brasil
Fone: (17) 3221 – 2318
E-mail: fvillela@ibilce.unesp.br
A vivência da linguagem visual é uma questão central para a formação de pessoas capacitadas a lidar com a interface arte e educação. Os educadores são porta-vozes de visões de mundo, transmissores de comportamentos, interferindo direta e ativamente nos modos de socialização dos indivíduos e a vivência prática da linguagem visual é um pressuposto básico no cotidiano destes educadores. Esta palestra pretende oferecer a possibilidade de adquirir uma vivência prática de linguagem visual na área de arte e educação.
Os objetivos desta palestra são: (1) Desenvolver um conjunto de conhecimentos que possibilitam a criação de propostas pedagógicas que tenham as Artes Visuais (pintura, escultura, desenho, gravura, arquitetura, artesanato, desenho industrial, fotografia, artes gráficas, etc.) como eixo que permeia e integra as diversas áreas do currículo escolar; (2) Propor maneiras de aperfeiçoar a qualidade educativa do ensino e aprendizagem das Artes Visuais na escola; (3) Compreender a “Estética” de Georg Lukács, sua pedagogia, seu “método” de ensino-aprendizagem, especialmente no campo das Artes Visuais; (4) Capacitar os alunos para trabalhar com as Artes Visuais tendo o Movimento Realista como suporte teórico-prático, utilizando agenciamentos que os próprios artistas realistas usavam para a sua criação, e que culminará em uma oficina realizada pelos alunos.
1. Conceitos Fundamentais de Arte e Educação
2. Aspectos Téorico-Metodológicos da Interface Arte e Educação
3. Estudo da Realidade
4. Oficina de Criação
Comunidade em geral, com escolaridade superior ou cursando o ensino médio e/ou fundamental, que tenham interesse em desenvolver uma vivência prática de linguagem visual.
Aula expositiva, acompanhada de meios audiovisuais, datashow, filmes em vídeo e dinâmicas.
A definir segundo a necessidade do evento.