Fábio Fernandes Villela - Professor Doutor

Para a visualização correta
dos textos deste website é necessário
a instalação do seguinte aplicativo:
Adobe Reader
Bem-vindo!  Bienvenu!  Welcome!  Bienvenido!

Pesquisa

A Escola da Justiça Global

2009 – Atual

Descrição: Trata-se de minha pesquisa de pós-doutorado, desenvolvida sob supervisão da Profª. Drª. Liliana Rolfsen Petrilli Segnini no GEPEDISC-FE-UNICAMP, e que tem por objetivo abordar os desafios e as possibilidades da relação “trabalho e educação” nas sociedades latino-americanas. Este trabalho tem por horizonte sistematizar as práticas pedagógicas do “Terceiro Mundo”, isto é, originadas da experiência educacional dos países da América Latina, África e Ásia. No processo de luta pela emancipação, esses países construíram e estão construindo uma prática pedagógica original. Nesse sentido, partimos da problematização histórico-teórico do tema, trabalho e educação, e por desdobramento, abordamos a formação de “homens plenos”, temática vinculada à formação omnilateral. Problematizamos especificamente as questões relativas à organização do trabalho pedagógico da escola de arquitetura do Instituto Superior Politécnico “José Antonio Echeverría” (ISPJAE), Universidad de La Habana, Cuba (1960-1975), cujo centro gravita em torno da prática pedagógica do arquiteto Fernando Salinas. A questão dos “Intelectuais e a Organização da Cultura”, sob uma perspectiva gramsciana (Gramsci, 2000), foi abordada em diversos trabalhos ao longo de nossa trajetória acadêmica (Villela, 1998; 2003; 2007; 2009). No sentido de aprofundar tais questões, escolhemos as práticas pedagógicas desenvolvidas pelos intelectuais orgânicos do ISPJAE. Ao analisarmos as práticas pedagógicas destes intelectuais, emerge a temática contemporânea da Justiça Global.

Palavras-Chave: Trabalho e Educação; Intelectuais e Organização da Cultura; Organização do Trabalho Pedagógico; Formação Omnilateral; Arquitecto Fernando Salinas; Justiça Global

A Formação de Intelectuais e a Organização do Trabalho Pedagógico

2010 – Atual

Descrição: Este projeto de pesquisa tem por objetivo abordar os desafios e as possibilidades da relação dos “intelectuais e a organização da cultura” na sociedade latino-americana, identificando as metamorfoses dessa sociedade e o papel da educação nesse processo. A questão dos “intelectuais e a organização da cultura”, sob uma perspectiva gramsciana (Gramsci, 2000), foi abordada em diversos trabalhos ao longo de nossa trajetória acadêmica, Villela (1998), Villela (2003), Villela (2007) e Villela (2009). No sentido de aprofundar tais questões no Plano Global de Atividades (2010-2012), partimos da problematização histórico-teórico do tema “intelectuais e organização da cultura” e, por desdobramento, abordamos a formação de intelectuais. Problematizamos especificamente as questões relativas aos intelectuais, à escola e à função social da universidade e às possibilidades de organização do trabalho pedagógico em escolas do campo. Nosso objeto central de estudo, neste projeto de pesquisa, é a educação do campo. O objetivo principal deste projeto que é a formação de professores em educação do campo.

Palavras-Chave: Intelectuais e Organização da Cultura; Formação de Intelectuais; Organização do Trabalho Pedagógico; Escolas do Campo; Formação de Professores; Educação do Campo.

Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação do Campo - GEPEDOC

2010 – Atual

Descrição: Grupo de estudos e pesquisas sobre Educação do Campo - GEPEDOC, coordenado pelo Prof. Dr. Fábio Fernandes Villela, no Ibilce/Unesp - São José do Rio Preto - SP. O GEPEDOC faz parte do projeto de pesquisa que tem por objetivo abordar os desafios e as possibilidades da relação “trabalho e educação” nas sociedades latino-americanas, identificando as metamorfoses do trabalho, especialmente dos povos do campo, e o papel da educação nesse processo. Este trabalho procura sistematizar as práticas pedagógicas do “terceiro mundo” originadas da experiência educacional dos países da América Latina, África e Ásia. No processo de suas lutas pela emancipação, esses países construíram e estão construindo práticas pedagógicas originais. Nosso desafio é descobrir as possibilidades de construção de novas hegemonias continentais.

Palavras-Chave: Intelectuais e Organização da Cultura; Formação de Intelectuais; Organização do Trabalho Pedagógico; Escolas do Campo; Formação de Professores; Educação do Campo.

Lista de discussão no Yahoo Grupos

Grupo de Estudos dos Orientandos - GEO

2010 – Atual

Descrição: Grupo de estudos dos orientandos do Prof. Dr. Fábio Fernandes Villela no Ibilce / Unesp - São José do Rio Preto - SP.

Palavras-Chave: Intelectuais e Organização da Cultura; Formação de Intelectuais; Organização do Trabalho Pedagógico; Escolas do Campo; Formação de Professores; Educação do Campo.

Lista de discussão no Yahoo Grupos
Departamento de Educação do Instituto de Biologia, Letras e Ciências Exatas - IBILCE
Rua Cristovão Colombo, 2265 - Ala 4, Sala 3 - Jardim Nazareth
CEP: 15054-000 - São José do Rio Preto - SP - Brasil
fabio@fabiofernandesvillela.pro.br
Fone - (17) 3221-2318
Desenvolvimento: StudioA